segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Canned Heat - Future Blues (1970)

Este disco é o último com a participação do guitarrista e principal compositor, Alan Wilson. Alan sempre passou por fortes crises de depressão, por causa de seus péssimos relacionamentos pessoais e da falta de popularidade com as mulheres. Sua depressão também piorou bastante com sua crescente preocupação em torno de questões ambientais, principalmente com o desmatamento descontrolado das florestas americanas e em outras ao redor do mundo, tema explorado neste álbum, visto até na capa do mesmo. Feita pelo próprio Alan Wilson, é uma referência a famosa imagem dos americanos americanos no cume do Monte Suribachi, logo após a vitória contra os japoneses na Batalha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial.


O álbum começa com a ótima "Sugar Bee", um blues/boogie, com a gaita de Hite, o vocal grave de Wilson e, após uma parte mais calma, contendo "Shake It And Break It", "That's All Right Mama" e "My Time Ain't Long" o álbum embala uma sequência sensacional. Começando com "Skat", um excelente boogie com influências de jazz, com participação de Dr. John no piano, e um baixo que faz qualquer um "bater o pézinho", além da bateria destruidora. Em seguida o maior clássico da história do Canned Heat, "Let's Work Together", cover de Wilbert Harrison que mais tarde faria parte da trilha sonora de Peixe Grande, na versão gravada por Bryan Ferry. "London Blues", um blues clássico com Dr. John no piano novamente, criando um clima perfeito para a guitarra de Harvey Mandel e para o vocal suave de Alan. O álbum termina com "So Sad (The World’s In A Tangle)" e "Future Blues".

Infelizmente, após este álbum, Alan Wilson cometeu suicídio, sofrendo uma overdose de calmantes, morrendo com 27 anos, 2 semanas antes de Jimi Hendrix. Ele ja havia tentado o suicídio algumas vezes antes e acabara de terminar seu tratamento em um hospital psiquiátrico. Após sua morte a banda nunca mais fez o mesmo sucesso.

Em 2000 o álbum foi relançado com algumas faixas Bônus.

Formação:
  • Bob Hite – vocals.
  • Alan Wilson – slide guitar, vocals, harmonica.
  • Harvey Mandel – lead guitar.
  • Larry Taylor – electric bass.
  • Fito de la Parra – drums.
  • Dr. John - piano, horn arrangements.

Faixas:
1. Sugar Bee
2. Shake It And Break It
3. That’s All Right, Mama
4. My Time Ain’t Long
5. Skat
6. Let’s Work Together
7. London Blues
8. So Sad (The World’s In A Tangle)
9. Future Blues
10. Let’s Work Together (Bônus)
11. Skat (Bônus)
12. Wooly Bully (Bônus)
13. Christmas Blues (Bônus)
14. The Chipmunk Song (Christmas Don’t Be Late) (Bônus)

Megaupload: Download
4shared: Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário