quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bad Company - Bad Company (1974)


Nascido em 1973, o Bad Company foi mais um supergrupo da década de 70. Idealizado por Paul Rodgers, que, após sua saída do Free, decide montar sua própria banda mesmo tendo uma tentadora proposta para substituir Ian Gillan no Deep Purple. Paul traz consigo o baterista Simon Kirke, também de sua antiga banda, o guitarrista Mick Ralphs, descontente com a liderança de Ian Hunter no Mott The Hoople, e Boz Burrel do King Crimson. O nome da banda foi baseado em um filme de western, lançado em 1972 estrelado por Jeff Bridges.


Logo, ao perceber a qualidade da banda, ninguém menos que Peter "G" Grant, sim, o quinto elemento do Led (o cara que ajudou a maior banda da história a trilhar seu caminho de sucesso) e Jimmy Page levam a banda para o selo recém criado pelo Led Zeppelin, a Swan Song, se tornando a primeira banda da gravadora.

Com tudo pronto, lançam o álbum homônimo em junho de 1974, sendo considerado um dos melhores álbuns de estreia já feitos. Em pouco tempo o álbum alcança o primeiro lugar nas paradas norte-americanas e o terceiro lugar no reino unido com os singles "Can't Get Enough" e "Ready for Love"

 O disco já começa com a clássica "Can't Get Enough", de seus acordes de abertura ao seu clímax, com o duelo de guitarras, a música é bastante simples, com um estilo blues-rock do Led, sendo levada o tempo inteiro pelo incrível vocal de Paul Rodgers, mostrando porquê ele foi chamado para uma tour com o Queen recentemente. Seguindo o mesmo estilo vem "Rock Steady" e quando você espera outro hardão vem a linda "Ready For Love" com Paul Rodgers novamente sensacional, tanto no piano como no vocal, e um refrão grudento, acompanhado pelo riff de Mick. Dando continuidade as baladas aparece "Don't Let Me Down" que não é nenhum cover dos Beatles, é melhor, com participação de Mell Collins  tocando saxofone.

Abrindo o lado B do álbum, para mim -junto com "Ready For Love"- o ponto alto do mesmo, "Bad Company", perfeita, todos os músicos parecem estar em perfeita sintonia, a linha de baixo é absurdamente boa, a guitarra de Mick marcando sua presença, a bateria com um peso maior (por ter sido gravado em um corredor , assim como Bonham já fazia) e para Paul Rodgers não preciso falar nada. O álbum termina com a balada "The Way I Choose", "Movin' On" com seu riff simples mas contagiante e com a belíssima "Seagul", lembrando novamente o Led Zeppelin em algumas faixas como "Over The Hills And Far Away" e "Going To California" e o ótimo Fairport Convention. Enfim, ouça o álbum, é um clássico essencial para qualquer um.

Formação
  • Paul Rodgers - vocals, acoustic guitar, piano, accordion.
  • Mick Ralphs - guitar, keyboards.
  • Simon Kirke - drums.
  • Boz Burell - bass.
  • Sue Glover and Sunny Leslie – backing vocals on "Movin' On" and "Don't Let Me Down".
  • Mel Collins – saxophone on "Don't Let Me Down".
Megaupload: Download
4shared: Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário