quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pandora - Space Amazon (1974)


A Arf! Records é conhecida por reunir diversas fitas históricas e obscuras em seu catálogo e este lançamento não foi diferente. "Space Amazon" é um compacto com diversas gravações feitas em 1974, mas que foi lançado apenas em 1997. O Pandora foi um quarteto norte-americano, formado pelo baterista da banda Granicus. A história da banda é misteriosa até hoje, tanto que nem mesmo no encarte do álbum a trajetória é bem explicada.

O que se sabe é que Joe Battaglia, baterista do Granicus, foi chamado por seu empresário, George Freije, para produzir uma demo de uma banda em Cleaveland no verão de 74. Segundo Battaglia a gravação foi feita em menos de uma semana e por mais incrível que pareça ele também diz não lembrar o nome de nenhum dos integrantes do misterioso grupo.

O som da banda, apesar de estar relacionada à cena glam norte-americana, passa longe de ser comparado à New York Dolls, Kiss, T-Rex e outros. A pegada é bem mais agressiva, vocais caprichados e enérgicos. Percebe-se mais influência de Led Zeppelin, Stooges, Who e até dos Stones. A maioria das faixas é relativamente longa e a qualidade da gravação é bem melhor do que a da maioria dos lançamentos da época.

O álbum começa da melhor forma possível, com a ótima "Space Amazon" e o melhor é que ela tem quase 9 minutos, combinando elementos dos Stooges e do Sweet com um vocal e uma linha de baixo incríveis, além também do ótimo riff. Quando parece que a música está para terminar começa a gritaria do grande vocalista: SPACE AMAZON, SPACE AMAZON, SPACE AMAZON, OH, OH, OH, OH, OH, OH, OH NO, I NEED YOU, I NEED YOU ! Com certeza a melhor música do álbum, vai ficar na sua cabeça por um bom tempo.

Em seguida "Daze Of Madness" mantém o nível, com outro bom trabalho de guitarra, mas um pouco mais calma que a anterior. Outra das melhores do álbum, "Country Boy" mostra a influência do Led Zeppelin na banda e outro trabalho genial do vocalista. "Only Seventeen" e "Crack Your Skull" lembram bastante o New York Dolls pela velocidade, assim como "You're My Woman". "King Queen" alterna entre o glam e heavy blues do Zeppelin, com certeza uma boa mistura, com sons hipnotizantes de guitarra e lamentos na gaita em um blues rápido. "Don't Pity Me" é talvez o ponto mais baixo do disco, sem de forma alguma comprometê-lo. Para fechar a obra-prima vem "Leather Boys", que lembra bastante o Who, outra boa música que cumpre muito bem seu trabalho de fechamento.
Enfim, banda altamente recomendada para quem gosta do glam dos anos 70 e de hard rock em geral.

Formação: Desconhecida

Faixas:
1. Space Amazon
2. Daze Of Madness
3.Country Boy
4. Only Seventeen
5. Crack Your Skull
6. Hot Rocker
7. You're My Woman
8. King Queen
9. Don't Pity Me
10. Leather Boys

Mediafire: Download
Rapidshare: Download 

Nenhum comentário:

Postar um comentário