quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Screaming Lord Sutch - Lord Sutch And Heavy Friends (1970)




David Edward Sutch foi um grande conhecedor de música, trabalhava à noite como DJ, obtendo até um relativo sucesso. Estranhamente ele tinha uma grande habilidade para atrair todas as atenções para si e suas festas eram muito comentadas, em grande parte graças as suas brincadeiras e palhaçadas. Sempre vestido com um chapéu alto, que lhe dava um ar aristocrático, ganhou o apelido de Lord. Contam que a origem do apelido de Screaming vem de dois fatores. Primeiro porque, como uma das táticas para promover suas festas, Sutch corria anunciando os eventos aos berros de vagão em vagão do metrô. A outra razão era sua admiração ilimitada por Screaming Jay Hawkins.

Já conhecido como Screaming Lord Sutch, criou pela primeira vez os Savages, porém durou pouco tempo pois foi convidado para ser vocalista do The Playboys. Após adquirir um pouco mais de fama, Sutch deixa The Playboys e forma sua banda os Savages novamente, agora com uma nova formação. Sutch se aperfeiçoa como frontman, sempre usando alguma fantasia, geralmente vestido como um selvagem de alguma tribo. Para dar mais glamour a seus músicos e tratando-os como atrações especiais, Sutch passa a dar nomes artísticos para todos, ato que repetiria em praticamente todas as suas bandas durante esta década. Tudo isso seria feito novamente pela tia Alice Cooper alguns anos mais tarde.

Após a saída do guitarrista da banda, Sutch resolve ir procurar um garoto que havia sido rejeito no ano anterior pela pouca idade, ele chama o garoto Richie, com apenas 15 anos, para a banda, no futuro este garoto se tornaria o grande Richie Blackmore. Ele permaneceu na banda por pouco mais de 6 meses, mas acabou saindo em troca de aspirações em uma banda mais séria, The Outlaws.

Com a saida de Richie, ele montaria o Savages novamente (terceira vez), com uma formação completamente diferente. Inicialmente famoso apenas em sua região, a figura de Sutch começava a atrair muitas matéria na imprensa. Aclamado o “rei do macabro”, entre outras artimanhas Lord Sutch chegava aos shows em um rabecão e era trazido para o palco dentro de um caixão.

Em 1963 ele concorre por uma cadeira no Parlamento. Com o slogan “Vote for the ghoul, he’s no fool”, seu nome, assim como sua figura vampiresca, passa a ser conhecida em toda a nação. Representando o Partido Nacional dos Adolescentes (National Teenage Party) criado por ele, Screaming Lord Dave Sutch arrematou em todo o pais apenas 208 votos. Ele passaria a concorrer em todas as eleições até morrer. Contudo, sem gastar praticamente nada, conseguiu uma publicidade impensável por todo território nacional e possivelmente em algumas possessões inglesas também. Entre outras atividades, fundou uma radio pirata que ele foi batizada de Radio Sutch.

Em 1969, com a ajuda direta de Jimmy Page, Lord Sutch lança seu primeiro LP, "Lord Sutch And Heavy Friends", com participações de uma verdadeira constelação, incluindo Noel Redding, John Bonham, Nicky Hopkins, Keith Moon, Richie Blackmore, Jeff Beck e o próprio Jimmy Page, que produziu e compôs a maioria das músicas do álbum.

Lord Sutch, que sofria de crises de depressão, se suicidou em 16 de junho de 1999. Ele foi encontrado pela sua namorada enforcado em sua residência com uma corda de pular multi-colorida amarrada em uma escadaria. David Sutch tinha 58 anos. Com a notícia de sua morte, a comunidade política comentou respeitosamente sobre a perda, dizendo que Sutch dava às eleições uma pitada de humor e que sua falta seria sentida.

Formação:
  • Screaming Lord Sutch - vocals
  • Jimmy Page – acoustic guitar, electric guitar, backing vocals, producer.
  • Jeff Beck - electric guitar.
  • John Bonham – drums, percussion, backing vocals
  • Nicky Hopkins - piano, keyboards.
  • Kent Henry - electric guitar.
  • Noel Redding - bass guitar.
  • Rick Brown - bass guitar.
  • Deniel Edwards - lead guitar, bass guitar.
  • Martin Kohl - bass guitar.
  • Carlo Little - drums.
  • Bob Metke - drums.
Faixas:
1. Wailing Sounds
2. 'Cause I Love You
3. Flashing Lights
4. Gutty Guitar
5. Would You Believe
6. Smoke And Fire
7. Thumping Beat
8. Union Jack Car
9. One For You, Baby
10. L-O-N-D-O-N
11. Brightest Light
12. Baby, Come Back

Megaupload: Download
4shared: Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário