segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ultraje A Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)


Banda nascida em São Paulo no começo da década de 1980, o Ultraje contava com Roger Rocha Moreira na guitarra e nos vocais, Edgard Scandurra, também guitarrista e que já fazia parte do Ira! Que tocou no EP lançado em 83, contendo o clássico absoluto "Inutil". Mesmo com a fama repentina Edgar resolveu continuar com o Ira! e cedeu sua vaga para Carlinhos Castelo Branco. Os outros integrantes da banda eram o baixista Maurício Fernando Rodrigues e Leospa na bateria.


O Ultraje ja era tão grande na época que este foi o primeiro álbum brasileiro a conseguir um Disco de Platina, tendo a participação de Lobão nos backing vocals da faixa título e o clássico clipe da mesma exibido no Fantástico. A segunda música é "Rebelde Sem Causa" falando sobre os "riquinhos" que sempre tiveram tudo que quiseram, com uma sonoridade bem oitentista. Logo em seguida "Mim Quer Tocar", um raggae cuja letra faz uma brincadeira com os raggaes internacionais. "Zoraide" é um bom rock 'n' roll sobre o que o Roger devia "sofrer" muito na época, a namorada que não quer mais ir embora. Ainda no lado A do disco, "Ciúme", preciso realmente comentar essa música? Melhor música do álbum e talvez o maior clássico da banda, com um refrão que ninguém consegue esquecer.

Outra que dispensa comentários, abrindo o lado B, "Inútil", música que se tornou um hino devido ao fim da ditadura militar e o início do movimento Diretas Já. "Marylou", outro clássico da banda, cantado pelo baterista Leospa e que mais tarde acabou virando marchinha de Carnaval. "Jesse Go" é o ponto baixo do álbum, fala sobre as bandas e artistas de "one hit wonders" caso completamente diferente do Ultraje. Em seguida vem "Eu Me Amo" que já havia sido lançada em um compacto que lhes rendeu o contrato com a Warner. "Se Você Sabia" é outra que, assim como "Jesse Go", não fez muito sucesso, fala sobre uma gravidez não planejada de uma jovem. Terminando o álbum, "Independente Futebol Clube" gravada ao vivo por causa da grande participação do público nas apresentações e para dar um clima de estádio de futebol, como se a torcida estivesse gritando.

O disco foi relançado mais tarde com faixas bônus, outra versão de "Inútil" e a inédita "Ricota", gravadas quando Scandurra ainda fazia parte da banda.
Enfim, este é um dos álbuns que podem ser considerados uma compilação dos maiores clássicos da banda, assim como "Machine Head" do Deep Purple, "Paranoid" do Black Sabbath entre outros.

Formação:
  • Roger Moreira - vocals, rhythm guitar.
  • Carlo Bartolini (Carlinhos) - lead guitar.
  • Maurício Defendi - bass.
  • Leonardo Galasso (Leôspa) - drums.
Faixas:
1. Nós Vamos Invadir Sua Praia
2. Rebelde Sem Causa
3. Mim Quer Tocar
4. Zoraide
5. Ciúme
6. Inútil
7. Marylou
8. Jesse Go
9. Eu Me Amo
10. Se Você Sabia
11. Independente Futebol Clube
12. Ricota (Faixa Bônus)

Megaupload: Download
4shared
: Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário