segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Free - Discografia


O Free surgiu no fim da década de 60 em Londres, mais precisamente em 1968. Tudo começou em 1967 quando Paul Kossoff e Simon Kirke tornaram-se amigos na banda Black Cat Bones. Paul Kossoff viu Paul Rodgers cantando com a banda Brown Sugar no clube de R&B "Fickle Picle" e ficou impressionado. Neste mesmo dia Kossoff tem uma conversa com Paul Rodgers e o resultado é imediato, ambos decidem formar uma banda e saem a procura de um baixista no mesmo dia. Dessa forma encontram Andy Fraser (ainda com dezesseis anos e que aos quinze anos já tinha tocado com John Mayall & The Bluesbreakers) e formam a nova banda.


É com essa formação que começam a fazer jam sessions em pubs ingleses, ainda sem nenhum nome definido, até chamar a atenção de Alexis Korner, que sugeriu o nome Free e conseguiu um contrato com a gravadora Island Records.

Naquele mesmo ano (1968) saiu o primeiro disco, o clássico Tons Of Sobs. Com este trabalho, a banda é considerada uma das mais marcantes do movimento do Blues britânico do final dos anos 60, embora esse seja o único álbum da banda que possa ser considerado estritamente Blues-rock. Com a excelente repercussão de seu debut, saem então em turnê inicialmente abrindo para o Blind Faith de Eric Clapton, depois seguem pela Europa tocando junto com Spooky Tooth e Jethro Tull.

O título do álbum é uma expressão que significa algo como "toneladas de dinheiro", uma ironia ao fato do álbum ter sido produzido com um orçamento extremamente baixo de cerca de £800, sendo assim o produtor Guy Stevens optou por uma atitude minimalista na produção, criando um som muito cru e estridente, assim como o The White Stripes faz com seus álbuns - embora deva ser admitido que a relativa inexperiência da banda pode ter sido também um fator que contribui para isso.

Tons Of Sobs - Download


Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

No ano seguinte lançam seu segundo álbum, a sonoridade de "Free" transita entre o blues de "Tons of Sobs" e o hard rock que marcaria seu próximo trabalho, "Fire And Water". Além disso, há em "Free" algumas pitadas de soul (principalmente nas interpretações de Paul Rodgers) e funk (na guitarra de Kossoff e na cozinha de Fraser e Kirke), o que coloca um tempero a mais na música do grupo. Assim o álbum homônimo foi muito bem recebido e auxiliou o conjunto a angariar novos fãs. É com este disco que a voz de Paul Rodgers começa a se destacar mais, e muitos críticos passam a referir-se a ele como "A Voz".

Free - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

Em 1970 lançam mais um clássico, "Fire And Water", diferentemente dos anteriores foi um grande sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos, principalmente devido ao hit "All Right Now". Com este trabalho, o conjunto atinge o auge de sua popularidade. 

Fire And Water - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

Como todo conjunto que atinge o estrelato, o Free começa a apresentar problemas internos entre seus integrantes. Em 1971 lançam mais um bom disco, "Highway", que apesar de bem recebido pela crítica, não vendeu bem, o que foi atribuito em parte à escolha infeliz da capa, que não parecia ter o nome da banda escrito em lugar algum. Um crítico musical da época teria inclusive dito a seguinte frase: "Boa banda essa 'Highway', eles soam como o Free". Estes problemas nas vendas e o vício de Paul Kossoff em drogas acabam separando a banda, ao mesmo tempo que saia o excepcional "Free Live!"

Highway - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

Free Live! - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

Acabam os quatro formando projetos paralelos, Rodgers monta o "Peace", Fraser o "Toby", e Kossoff e Kirke montam juntos com John "Rabbit" Bundrick (vocais e teclados) e Tetsu Yamaucht (baixo) o "Kossoff, Kirke, Tetsu e Rabbit", que rende um disco homônimo em 1972. Mas com o fracasso de todos estes projetos, no início de 1972, a banda deixou as diferenças de lado e reformou-se, em um esforço para salvar Kossoff do seu crescente problema com drogas, e em junho do mesmo ano lançaram "Free At Last", um bom disco, mas bem inferior aos antecessores.

Free At Last - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Andy Fraser (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra).

No entanto, os problemas continuaram. O baixista Andy Fraser deixou a banda em meados de 1972 para formar o Sharks, alegando a incapacidade de Kossoff atuar no palco. A banda então recrutou os já conhecidos Tetsu Yamauchi e John Rabbit, que haviam tocado com Kossoff e KirkeFree decide ir adiante, e superando todos os problemas lançam o magnífico "Heartbreaker" em 1973, que trouxe mais um clássico, a faixa "Wishing Well".

Heartbreaker - Download

Formação: Paul Rodgers (vocais), Tetsu Yamauchi (baixo), Simon Kirke (bateria), Paul Kossoff (guitarra), John "Rabbit" Bundrick - (backing vocal, teclado)

Após o lançamento de "Heartbreaker", Kossoff sai definitivamente da banda, e chamam Wendell Richardson para seu lugar. Porém não chegaram a gravar nenhum disco com esta formação, e o Free encerra suas atividades em definitivo. Paul Rodgers e Simon Kirke formaram o Bad Company e Paul Kossoff fundou a banda Back Street Crawler.

Com Paul Kossoff em melhor estado de saude em 1975, Paul Rodgers e Simon Kirke convidaram-no a participar em duas apresentações do Bad Company, e uma turnê britânica foi programada para começar em 1976, com os Back Street Crawlers e Bad Company, para apoiar o segundo disco da banda de Kossoff. Porém, mais uma vez as drogas voltaram a afetar a saúde do guitarristaque acabou morrendo aos 25 anos de idade em um voo de Los Angeles para Nova Iorque.

Posteriormente Rodgers sai em carreira solo, participa do The Firm com Jimmy Page, depois retorna à carreira solo e no período de 2005 à 2009 tocou com os remanescentes da banda Queen (Brian May e Roger Taylor) inclusive lançando o álbum "The Cosmos Rock" e executando músicas do Free e do Bad Company nos shows, alem das músicas tradicionais do Queen.

5 comentários:

  1. Excelente, muito obrigado por compartilhar. Não sabia que todos os discos vinham com bonus track.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por disponibilizar os albuns..!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar, e também pela história da banda. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia muito o som, mas assim que coloquei meus fones de ouvido e ouvi os primeiros acordes,descobri mais uma banda excepcional, valeu muito a pena, muito fácil baixar sem enrolação valeu mesmo aos responsáveis pelo Blog sei o trabalho que isso proporciona para poder compartilhar com a galera, Valeu

    ResponderExcluir
  5. nao consigo baixar redireciona pra outros lugares

    ResponderExcluir